YOOtheme

Veja mais...

Projeto Reciclando o Meio Ambiente
O I.E.PAULO FREIRE está envolvido com o PROJETO DE RECICLAGEM desde 1.997 objetivando tirar das ruas e aterros sanitários o maior número de lixo possível, bem como, fazer um trabalho social no auxílio de comunidades carentes, que vendem o “ LIXO RECICLÁVEL “ e com a importância arrecadada compram cestas básicas. A seguir abordaremos de forma bem simples a questão da RECICLAGEM para que todos de sua família possam participar deste PROJETO conosco:

Por que RECICLAR ? Porque estaremos preservando a Natureza, evitando desmatamento, evitando a poluição do ar, de rios e lagos, reduzindo o volume de lixo aterrado, reaproveitando vários produtos e como consequência, economizando dinheiro e gerando recursos.

Quando falamos em RECICLAGEM, pensamos que esse assunto seja recente porém, nos enganamos, tendo em vista que, há décadas já presenciávamos indivíduos nas portas das casas e fábricas recolhendo e separando os LIXOS, munidos de pequenos veículos muitos deles de tração animal e humana. Após a separação de objetos como latas, vidros, papelão e papeis os ambulantes vendiam às empresas voltadas para este tipo de comércio. Desta prática artesanal dos antigos ambulantes, nasceu o Programa  Governamental, o qual aderimos e daremos continuidade.

Nosso PROJETO não se resume em apenas separar os diferentes tipo de LIXO, mas orientar nossos Alunos o quanto é importante a RECICLAGEM desde que tenha objetivos bem definidos, como por exemplo, o de minimizar os problemas de coleta de lixo, o esvaziamento de aterros sanitários, geração de recursos, programa social, economia de energia elétrica, entre outros. Em Diadema, por exemplo, não existe um aterro sanitário para se colocar as 280 toneladas de lixo que produzimos por dia, tendo que
descarregar em Mauá.

Você sabia que, se a metade de todo papel produzido no  mundo fosse reutilizado 400 quilômetros quadrados de terra seriam liberadas para a agricultura, o que  certamente diminuiria o problema da fome existente no mundo. Apenas para dar uma idéia de tamanho,  400 Km2 representam doze vezes e meia a área total do Município de Diadema que tem 32 Km2.

Portanto, vamos todos RECICLAR, não só em casa mas também no trabalho, vamos procurar envolver/concientizar as pessoas com este PROJETO. Nossos Alunos poderão trazer os LIXOS  separados em casa/trabalho para a Escola. Para auxilia-los nossa Escola possui duas Fitas de Vídeo que
demonstram muito bem o problema sério que é a questão do lixo no meio ambiente.

“O FUTURO DA NAÇÃO DEPENDE DO TRABALHO
QUE FAZEMOS COM AS CRIANÇAS DE HOJE”.